Patrocínio Hoje

Policiais

Patos de Minas, sede da CISPAR, apresenta piores índices de sustentabilidade da região

Patos de Minas, sede da CISPAR, apresenta piores índices de sustentabilidade da região

Patos de Minas, sede da CISPAR, apresenta piores índices de sustentabilidade da região

A cidade de Patos de Minas, responsável pela gestão do lixo de Patrocínio por meio da CISPAR (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba), aparece com um dos piores índices de sustentabilidade da região, segundo o IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades)

Apesar de sediar o consórcio que agora também inclui Patrocínio na gestão de coleta, triagem e destinação do lixo, Patos de Minas demonstra ineficiência em áreas essenciais de sustentabilidade ambiental. O município obteve classificação “muito baixa” em três dos principais indicadores:

*Consumo e Produção Responsáveis* Com baixa eficiência na coleta de resíduos sólidos domiciliares, baixa recuperação de materiais recicláveis e reduzida cobertura da coleta seletiva.
*Vida na Água* com baixo índice de esgoto tratado antes de ser lançado em rios e córregos, comprometendo a qualidade hídrica.
*Vida Terrestre* Com escassas áreas florestadas por habitante, poucas unidades de conservação e ausência de políticas de financiamento ambiental.

Além disso, o município também apresenta fragilidades no combate à fome e na promoção da agricultura sustentável, com altos índices de desnutrição infantil, obesidade e pouco apoio aos produtores familiares.

O município que deveria ser exemplo de gestão de lixo no que tange sustentabilidade e meio ambiente parece não ter funcionalidade ou inoperância na vizinha cidade de Patos, esta que sedia a empresa Cispar convênio que Patrocínio agora faz parte após votação e inclusão no convênio da Coleta triagem e destinação do lixo.

Dados completos podem ser consultados no site oficial do IDSC-BR.

COMPARTILHE 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS NOTÍCIAS