A Apple vem trabalhando secretamente com a SpaceX de Elon Musk e a T-Mobile US para adicionar suporte à rede Starlink no software mais recente do iPhone, oferecendo uma alternativa ao serviço interno de comunicação via satélite da empresa.As empresas vêm testando iPhones com o serviço Starlink, da Space Exploration Technologies, de Elon Musk, segundo fontes com conhecimento do assunto. Em um movimento discreto, a atualização mais recente do software do smartphone — lançada na segunda-feira — agora oferece suporte à tecnologia.
A parceria foi uma surpresa: anteriormente, a T-Mobile havia apenas especificado a Starlink como uma opção para celulares da Samsung Electronics, como os modelos Z Fold e S24. A Apple, por sua vez, já oferece um serviço da Globalstar que permite que os usuários enviem mensagens de texto e entrem em contato com serviços de emergência quando estiverem fora da área de cobertura celular.
A T-Mobile começou a permitir que clientes se inscrevessem para testar uma versão inicial do serviço Starlink, e nesta semana a operadora habilitou um pequeno número de iPhones como parte de um programa beta. Em uma postagem no X em resposta à notícia, Musk disse que imagens, músicas e podcasts devem ser compatíveis com a tecnologia atual da Starlink, e futuras atualizações permitirão suporte para vídeos.Os primeiros usuários receberam mensagens da T-Mobile informando: “Você está no beta do T-Mobile Starlink. Agora você pode continuar conectado com mensagens de texto via satélite praticamente de qualquer lugar. Para começar a experimentar essa cobertura ampliada, atualize para o iOS 18.3.” Os participantes do programa têm um novo botão nas configurações de dados celulares do iPhone para gerenciar o recurso de satélite.