A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) completa 190 anos nesta sexta-feira (31/1/25). Em 1835, nessa data, foi instalada a Assembleia Legislativa Provincial, numa época em que a divisão administrativa do Brasil era em províncias, e a capital de Minas era Ouro Preto (Região Central).
De lá para cá, o País passou a ser dividido em estados, Belo Horizonte foi construída para ser a nova capital e o alcance do Parlamento Mineiro ampliou-se enormemente. De uma casa aberta para poucos, tornou-se referência de participação democrática para todos os mineiros.
“Celebramos hoje não apenas os 190 anos da Assembleia, mas a história de um Poder Legislativo atuante que, com diálogo e independência, tem sido fundamental para a construção de uma sociedade mais justa”, ressalta o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB).
Segundo ele, tanto na fiscalização das políticas públicas quanto na representação dos mineiros ou na produção de leis, “o compromisso é com uma democracia cada vez mais inclusiva e participativa”.